(31) 3332-3416
(31) 99405-7007
Sobre o Natal

A coroa do advento

A coroa do advento (ou guirlanda do advento) é o primeiro anúncio do Natal. Guirlanda, como o nome mesmo indica, é feita com ramas verdes, em sinal de esperança, enfeitadas com fitas vermelhas representando felicidade, e advento quer dizer chegada, começo, renascer.

O dia do Advento de Cristo é anunciado um mês antes do Natal, onde é dependurado nas portas das residências arranjos anunciando a chegada do Messias.

Em muitos países, se tem a tradição de colocar junta a guirlanda, quatro velas, para o tempo prévio da chegada do Menino, ou seja, quatro semanas. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação de Cristo.

No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e a Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela acesa no último domingo, ou seja, que antecede o Natal, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça.

Também cabe ressaltar a importância das cores das velas. Se você adotar, por exemplo, a cor vermelha para a primeira vela, utilize matizes mais claras para as outras duas, sendo a última sempre tem que ser branca. O mesmo serve para a cor verde ou azul.

As cores escuras no início representam o início de tudo, o pecado de Adão e Eva, o início da humanidade à busca da evolução através dos tempos. Sucessivamente as outras duas velas de tons mais claros (em degradê), representam a esperança e a fé. Por último a vela branca está a luz Divina enviada através de Jesus, traduzindo a pureza e a união.