(31) 3332-3416
(31) 99405-7007
Sobre o Natal

Saturnália e Epfânia

Saturnália

Saturnálias eram festivais pagãos de meio de inverno dos Escandinavos e Celtas. Para os romanos, a Saturnália era um louvor a Saturno, deus da agricultura.

A festa ocorria em tempo de rigoroso inverno, onde tudo era escuro e triste, por isso louvavam o sol com grandes fogueiras, pedindo seu breve retorno, pois sem ele não haveria agricultura nem florecimento da natureza.

As festividades duravam sete dias. As cortes eram fechadas para que ninguém fosse preso, tudo era permitido. Patrões serviam empregados, homens vestiam-se de mulher, muita comida e bebida.

Na Inglaterra a Saturnália chegou através dos soldados romanos invasores, tornando-se conhecida como a festa dos loucos.

O puritanismo custou muito a aceitar celebrar o nascimento de Jesus nessa época do ano, pois não admitiam que uma festa pagã fosse apropriada pela própria Igreja e transformada em data sacra.

Epfânia

Epfânia ou festa dos Reis Magos é celebrada dia seis de janeiro. Tal celebração correspondia no Egito Antigo as festas em homenagem ao deus Rá, sol criador e senhor do mundo.