(31) 3332-3416
(31) 99405-7007
Sobre o Natal

Troca de presentes

Um dos mais antigos costumes associados com o Natal tem sua origem em antigas festas pagãs. Os romanos, por exemplo, celebravam a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. Duas semanas mais tarde, no ano novo romano (1º de janeiro), as casas eram decoradas com grinaldas, luzes e presentes eram distribuídos para crianças pobres.

As tribos germânicas da europa, ao se converterem ao cristianismo, passaram a comemorar o Natal com troca de presentes. Em alguns países como a Itália e a Espanha, as crianças tradicionalmente recebem presentes no dia 05 de janeiro (véspera da Epifânia) e não em 25 de dezembro.

Em muitas nações européias, os presentes são dados em 06 de dezembro, durante a comemoração da festa de São Nicolau, patrono das crianças.

No Brasil, a troca de presentes acontece na véspera do dia de Natal, ou seja, dia 24 de dezembro, onde as pessoas procuram expressar seus sentimentos, além da tradicional ceia.

Pode o dia variar de país para país, mas a razão e o sentido é sempre a mesma. Quem presenteia leva à pessoa querida um sentido para sua doação, quer dizer, estar feliz em ver a pessoa amada feliz.

Deus presenteia a cada momento com tudo o que há de belo na natureza. Trás a felicidade da vida, a alegria dos amigos e a paz no coração. Basta aceitar este presente!